segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Um pouco sobre Galileu Galilei

Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro 1564 e morreu em 8 de janeiro de 1642. Ele foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo.

Galileu Galilei (1564-1642) deu continuidade nos trabalhos astronômicos. De fato, fora a partir do século XVII que Galileu concebeu seu próprio modelo do telescópio e deu início a seus trabalhos em astronomia. Claro, que além disso, o mesmo seguiu com seus estudos na matemática, física e um pouco em filosofia. Um dos importantes livros de Galileu fora O ensaiador (Il Saggiatore) publicado em 1623, no qual trazia assuntos de astronomia e física, e ao mesmo tempo perfazia uma sagaz e ácida resposta aos críticos de suas ideias.

Galileu foi parte fundamental da revolução científica. A revolução científica foi mudanças históricas na forma de pensamento e de fé ocorreram na Europa. Uma série de fatores e mudanças que ocorreram principalmente no século XVII que desencadearam o surgimento das ciências modernas, e ao mesmo tempo levou a se repensar muitos dos conhecimentos até então existentes.

Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos.


Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.


Nenhum comentário:

Postar um comentário