segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Relatório sobre o filme "O nome da Rosa" assistido no dia 03/11/2015

O filme "o nome da Rosa" é passado em uma mosteiro na Itália.
O ideal ascético é mostrado no filme, por meio da proibição do riso. São Bento proibiu o riso entre os monges porque estava ligado ao prazer e ao corpo, e dizia que todo monge que se prezava teria que estar dedicado à oração e a penitência. Os Beneditinos seguiam isso severamente, e diziam que o riso é um evento demoníaco, que deforma as linhas do rosto e faz os homens parecerem macacos.
A fé é mostrada no filme, quando começam a acontecer mortes misteriosas e sem explicação e os monges acreditam que são obras do demônio. Assim, um frade franciscano chamado William é chamado para investigar tais casos. A razão é mostrada quando William descobre que as mortes não são causas demoníacos, e possuem "marca registrada", onde os cadáveres aparecem com os dedos e a língua manchados de preto. Com toda a investigação, acaba descobrindo supostos " culpados".
O personagem Jorge que representa o pensamento socrático-platônico-cristão é cego, que e a cegueira representa os sentidos do corpo e mostrando a alma e das verdades eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário